Como dar feedbacks pós-entrevista e melhorar seu recrutamento

Uma das melhores coisas, mas também das mais difíceis, que você pode fazer para os candidatos depois de uma entrevista é dar feedbacks. O feedback permite que os candidatos saibam onde eles se saíram bem e onde podem melhorar.

Se conseguirem o emprego, saberão onde deverão se concentrar. Se forem rejeitados, saberão como fazer melhor na próxima entrevista. Pode parecer difícil, ou mesmo desconfortável, dar feedback aos candidatos, mas na verdade é um desserviço maior recusar-se a fornecer feedback ou deixar um feedback vago.

O feedback pós-entrevista é fundamental, pois proporciona uma melhor experiência do candidato, o que, por sua vez, pode economizar bastante dinheiro para sua empresa.

Tome como exemplo esse estudo de caso feito com a Virgin Media. Eles descobriram que estavam perdendo cerca de 5 milhões de dólares por ano devido a experiências negativas de candidatos.

Com esse diagnóstico, eles realizaram um programa de treinamento massivo para melhorar seus processos de entrevista e feedback. Independentemente do tamanho da empresa, dar feedback será benéfico tanto para a empresa quanto para os candidatos a emprego.

Melhore suas métricas de contratação com feedback interno eficiente

Os melhores talentos estão sempre em alta demanda e não ficam disponíveis no mercado por muito tempo. Portanto, se você se mover muito lentamente, seus melhores candidatos podem ser escolhidos pelo seu concorrente e você terá que começar novamente o recrutamento. Isso acontece mais vezes do que queremos admitir.

Se você quiser conquistar esses candidatos cobiçados para sua empresa, você deve coletar rapidamente feedback interno para tomar decisões oportunas de contratação.

Construa o entusiasmo e a dinâmica do processo de recrutamento enviando uma oferta de candidato tão rapidamente quanto possível após a entrevista final. Inclua um feedback específico da sua equipe para explicar ao candidato por que você está animado em tê-lo com você.

Dessa maneira, você não apenas alcançará os melhores candidatos antes de seus concorrentes, mas os impressionará com uma experiência de candidato mais personalizada.

Mantenha seu pipeline de talentos abastecido com feedbacks detalhados da entrevista

Mesmo que você decida não contratar determinado candidato, é importante enviar ao menos uma atualização de status. A falta de comunicação é uma das maiores reclamações que os candidatos a emprego têm – e justamente por isso eles dedicam muito tempo e energia ao seu processo de recrutamento.

Uma mensagem de rejeição automatizada pode garantir que seus candidatos não fiquem perdidos. No entanto, para candidatos mais avançados no funil do processo seletivo. é recomendada uma abordagem mais personalizada.

Informar os candidatos sobre sua decisão o mais rápido possível e fornecer feedback construtivo ajuda a transmitir uma ótima experiência para o candidato. Além disso, é do seu interesse que todos os candidatos considerem sua empresa para oportunidades futuras e falem bem dela em suas redes (falaremos mais sobre isso adiante). Isso ajudará você a manter seu pipeline de talentos abastecido para posições futuras.

Entenda como o seu processo de recrutamento afeta a percepção de cada candidato

De acordo com uma pesquisa da HireRight, 52% dos recrutadores entrevistados afirmam que contratar e reter talentos é o desafio número um de seus negócios. Com isso em mente, é ainda mais vital garantir que esses primeiros pontos de contato revelem não apenas o melhor em sua empresa, mas também as perspectivas de carreira do indivíduo.

Reunir feedback de candidatos antes, durante e depois de um processo de recrutamento oferece insights sobre como o processo está afetando a percepção de cada candidato sobre empresa.

Melhore continuamente seu processo de entrevista com o feedback do candidato

O recrutamento é uma via de duas mãos e seu feedback não é o único que importa. Uma das melhores maneiras de melhorar seu processo de recrutamento é pedir aos candidatos o feedback deles também.

Após o processo de entrevista, envie um formulário de feedback para os candidatos para descobrir oportunidades de melhoria. Anote as tendências que você vê nos comentários dos candidatos e crie planos de ação para melhorar continuamente seu processo.

Estrutura de bons feedbacks

O feedback pós-entrevista deve geralmente seguir uma estrutura como esta:

Agradecimento -> Pontos Fortes -> Áreas de Melhoria-> Próximos Passos

Gratidão

Nunca se esqueça de agradecer aos candidatos por ter tempo para a entrevista. Eles se esforçam em sua preparação e mudam suas agendas para se encontrarem com você, então não deixe de mostrar sua gratidão.

Pontos fortes

Compartilhe o que eles fizeram bem na entrevista e no que parece que eles são bons. Seus elogios aqui devem ser genuínos e não forçados. Dê exemplos específicos e incentive-os a continuar desenvolvendo esses pontos fortes.

Áreas para melhoria

Isso pode parecer desconfortável às vezes, mas é essencial. Raramente você deve pular o feedback sobre como as pessoas podem melhorar. Compartilhe exemplos específicos de coisas que você sentiu que estavam faltando em sua experiência e/ou respostas.

Próximos Passos

Conclua dando conselhos sobre como eles podem utilizar seus comentários para melhorar a si mesmos como candidatos e contar os próximos passos. E, igualmente importante, lembre o candidato que futuramente seus caminhos ainda podem se cruzar. Não é raro que um recrutador entreviste um candidato para mais de uma oportunidade.