Tipo I Alto: lidando com o Influente do DISC

Os perfis do estilo I da metodologia DISC são extrovertidos, sociais e faladores. Eles transbordam otimismo e gostam de ser o centro das atenções. Os tipos “I” querem interagir e se conectar com os outros e não gostam de se concentrar em detalhes ou passar muito tempo sozinhos.

Os perfis com pontuação I alta são bons em influenciar os outros e levar as pessoas a segui-los como líderes. Eles sabem o que querem e alinham as pessoas para fazer isso acontecer.

Confira aqui como lidar e aproveitar ao máximo o potencial das pessoas de tipo I no trabalho:

Tipo I no trabalho

Como o tipo I contribui para uma equipe?

O tipo I é naturalmente solucionador de problemas com pensamento “fora da caixa”. Eles são grandes incentivadores e motivadores dos outros e ajudam a manter ambientes positivos com seu entusiasmo e senso de humor. Além disso, farão de tudo para manter as coisas leves, evitar e negociar o conflito e manter a paz.

Mesmo se não estiverem em posições de liderança “oficiais”, essas pessoas têm um efeito positivo em suas equipes e podem amenizar um pouco da divisão e as diferenças entre os estilos de personalidade dominante mais fortes e os tipos mais reservados como “S” e “C”.

Ao trabalhar com pessoas “Influentes”, ajude-os a:

• Concluir suas tarefas propriamente;
• Priorizar e organizar sua rotina; • No contexto de reuniões, estimule-os a resumir detalhes importantes e focar no objetivo delas;
• Manter uma lista de projetos de alto desempenho;
• Ver pessoas e tarefas mais objetivamente;
• Evitar o uso excessivo de dar e receber conselhos.

O que motiva o tipo I?

O estilo I do DISC é motivado pela aprovação, elogio, popularidade ou aceitação por outros. Eles gostam de ter liberdade de muitas regras ou regulamentos e gravitam em torno de um ambiente amigável e divertido. Ele se destaca mais quando podem se posicionar como apresentador, aquele que constrói o rapport ou trabalha em equipes, mas precisa de outros perfis complementares que saibam lidar com nuances e detalhes.

Qual é o ambiente ideal para o tipo I?

Pessoas com o traço de Influeêência dominante requerem um lugar que não pareça rígido e controlado. Eles são mais felizes com poucos conflitos e discussões, onde há outras pessoas por perto e algum nível de flexibilidade. Precisam de um “fórum” ou espaço na empresa dedicado para expressar idéias e valorizam acima de tudo um ambiente que provê atividades em grupo em contextos profissionais e sociais.

O que devemos lembrar de fazer quando trabalhamos com os tipos I?

Ao trabalhar com esse tipo, é importante criar um relacionamento e ser amigável. Aproxime-se deles num ambiente favorável e dê-lhes muitas oportunidades para verbalizar suas ideias, pois elas geralmente são pensamentos muito criativos (lembre-se que eles são bons ótimos solucionadores de problemas!).

Como eles têm muitas ideias e gostam de discuti-las, pode ser necessário algum planejamento para que eles transformem suas ideias verbais em ação. Dê tempo para atividades sociáveis ​​no trabalho e não esqueça de cobrar constantemente seus entregáveis.

O que se deve lembrar de não fazer ao trabalhar com um tipo I?

Não deixe de fornecer um atividades e entregáveis mais “sociais”, pois isso é um fator muito motivador para eles. Acima de tudo, não os ignore: você perderá a oportunidade de ouvir sobre suas ideias e soluções criativas para os problemas.

Não reaja a eles de uma forma que os faça se sentir rejeitados ou desprezados, pois esse é um grande medo deles e irá resultar em insegurança e supressão de seus pontos fortes.

Deixe uma resposta