Recrutamento para TI: como encontrar os melhores profissionais com o GitHub

O GitHub é uma ferramenta que permite aos desenvolvedores realizar gerenciamento de projetos e versões de códigos ao mesmo em que conecta eles como uma rede social onde cada um tem seu perfil.

É um ambiente altamente colaborativo em que mais de 8,9 milhões de desenvolvedores, programadores, engenheiros e entusiastas da programação podem compartilhar os códigos de seus projetos e receber contribuições de outros usuários através de pull requests, que são basicamente espaços para sugestões de alteração nos códigos.

Como recrutadores podem utilizar o GitHub a seu favor?

É aqui que o GitHub fica interessante para os recrutadores! Todo e qualquer desenvolvedor usando o GitHub tem que configurar uma conta – um perfil que é visível para o público. E nele você pode encontrar todos os tipos de informações preciosas sobre essa pessoa, incluindo:

  • Nome de usuário;
  • Atual empregador;
  • Localização (cidade);
  • Endereço de e-mail;
  • Site do desenvolvedor, que geralmente agrega seu portfólio e experiências, onde você pode descobrir mais sobre o candidato e seus projetos;
  • N º de seguidores – 2-10 seguidores é bom, 11-25 é ótimo, 26-75 é excepcional (e provavelmente significa que a pessoa é muito respeitada dentro da indústria), com 75+ o desenvolvedor pode até ser considerado um influenciador da área TI.
  • Contribuições que a pessoa fez para o site: nesta seção você provavelmente verá palavras-chave relacionadas às linguagens em que a pessoa geralmente programa;
  • Repositórios: estes são os projetos de desenvolvimento de código aberto que a pessoa escolheu para hospedar no GitHub e projetos que eles copiaram (“bifurcados”).

Como encontrar talentos de TI no GitHub

Primeiro passo: criar uma conta no GitHub

Você não terá acesso completo aos mecanismos de busca e perfis de profissionais no GitHub se não tiver uma conta registrada. Você só precisa fornecer seu e-mail, nome de usuário e configurar uma senha. Pronto!

Segundo passo: utilize a barra de buscas para procurar desenvolvedores do Github

É aí que o Recrutamento com GitHub começa: você insere os parâmetros de sua preferência na barra de buscas do site e ele gera uma lista de usuários que corresponde a eles.

Ao realizar uma busca por texto, você pode inserir três parâmetros:

  • Linguagem de programação (“languages”);
  • Localização (“location”);
  • Seguidores (“followers”);

Se, por exemplo, você tem interesse em encontrar um programador com conhecimentos em PHP (linguagem de programação) que moram na cidade de Uberlândia, você faria a seguinte pesquisa na barra de buscas:

Você pode substituir a linguagem de programação que eu coloquei no exemplo acima por qualquer outra que seja do seu interesse, desde que ela esteja no formato:

  • language:Nome-Da-Linguagem

É possível inclusive utilizar símbolos:

  • language:c++
  • language:objective-c

O mesmo se aplica à busca por localização (“location”). Já para o número de seguidores, você deve pesquisar no formato:

followers:> 10 – pesquisará usuários com mais de 10 seguidores;
followers: 5..50 – pesquisará usuários com entre 5 e 50 seguidores;
followers: <75 – pesquisará usuários com menos de 75 seguidores.

Terceiro passo: filtre os candidatos corretamente



Antes de qualquer outra ação, certifique-se de que a opção “Users” (usuários) está selecionada corretamente do lado esquerdo dos resultados de busca.

Feito isso, você poderá selecionar a linguagem principal dos desenvolvedores ao clicar em uma das opções “Languages”, como mostrado na imagem. A busca que fizemos por desenvolvedores PHP encontra todos os usuários que já utilizaram a linguagem em algum projeto, mas essa opção permite que você filtre a linguagem principal do desenvolvedor.

Quarto passo: encontre o candidato e entre em contato com ele

Agora que você encontrou alguns ótimos desenvolvedores, é melhor pesquisar um pouco antes de entrar em contato com eles. Se forem bons profissionais, eles provavelmente serão alvo frequente de recrutadores. Logo, você precisa se dar uma vantagem ao entrar em contato com eles, e a melhor maneira de fazer isso é se familiarizando com o trabalho deles, ter uma ideia dos projetos em que eles se envolveram e verificar o quão ativos eles são no site.

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar os repositórios (opção “Repositories” ao lado de “Overview”, como mostrado a seguir), onde eles armazenam seu código:

O código listado como “Sources” (fontes), circulado em azul na imagem acima, é o código que essa pessoa criou do 0 e hospedou no GitHub. Já o código listado como “Forked” (bifurcado) é o código que essa pessoa copiou de outro usuário que ele considerou interessante e que possivelmente usará em algum projeto próprio.

Feito isso, basta entrar em contato com o candidato. Boa parte deles colocam seu endereço de e-mail no perfil, o que é um pote de ouro para os recrutadores acostumados com o LinkedIn, já que ele não fornece essa informação.

Caso o desenvolvedor não tenha disponibilizado seu e-mail publicamente, faça uma busca cruzada das informações listadas no perfil dele para encontrá-lo em alguma rede social. O nome, empresa e cidade são informações fáceis de cruzar para achar o perfil da pessoa no LinkedIn posteriormente!


Confira também nosso artigo sobre Estratégias de Recrutamento Digital para entender outras formas de recrutar profissionais de TI!

Deixe uma resposta