Desde que a Psicologia passou a integrar o ambiente organizacional como uma área de apoio ao Departamento Pessoal e ao RH, inúmeros estudos vêm sendo realizados no sentido de aprimorar a gestão de pessoas e, com isso, otimizar os resultados operacionais.
Dentre tantas teorias comportamentais, que na verdade é uma metodologia de avaliação e análise, o DISC, é o método mais aceito pelo mercado atualmente.
A sigla DISC significa Dominância, Influência, Estabilidade (do inglês Stability) e Conformidade.
É importante frisar que todas as pessoas possuem as quatro famílias neurológicas da sigla DISC. Trata-se de identificar o perfil dominante de cada indivíduo.
O grande diferencial do DISC está nisso: não enquadrar o ser humano em um único padrão, como se este fosse um robô programado para ser de determinada forma estanque, mas descobrir qual o perfil predominante daquele sujeito, dando espaço para indefinidas variações comportamentais, dado o fato de que o ser humano não é uma ciência exata.
Conheça mais sobre o Recrutest na Plataforma RecruteiOs Conselheiros são particularmente bons para solucionar o problema de terceiros. Chegam a impressionar com sua empatia, compreensão e acessibilidade. O seu otimismo faz com que sempre busque o bom nos outros. Os Conselheiros preferem lidar com outros estabelecendo relações de longo prazo. Como um bom ouvinte, o Conselheiro oferece sugestões de forma gentil e evita impor suas ideias a outros. Conselheiros são muito pacientes com aqueles que não estão desempenhando bem suas atividades e sob pressão eles podem ter dificuldades em confrontar os membros da equipe que apresentam problemas de performance. Os Conselheiros tendem a usar uma abordagem indireta quando estão dando ordens ou realizando um feedback. Ao adotar uma atitude de que "Pessoas são mais importantes", os Conselheiros podem dar menos enfase no cumprimento das metas da equipe. Muitas vezes os Conselheiros precisam de ajuda para determinar prazos de entrega realistas. Também podem tomar críticas e feedbacks como ofensas pessoais, mas aceitam bem elogios por objetivos atingidos com sucesso. Quando em posição que exige responsabilidade, os Conselheiros tendem a ficar atentos sobre as condições do ambiente de trabalho, sempre reconhecendo as pessoas quando necessário.