Desde que a Psicologia passou a integrar o ambiente organizacional como uma área de apoio ao Departamento Pessoal e ao RH, inúmeros estudos vêm sendo realizados no sentido de aprimorar a gestão de pessoas e, com isso, otimizar os resultados operacionais.
Dentre tantas teorias comportamentais, que na verdade é uma metodologia de avaliação e análise, o DISC, é o método mais aceito pelo mercado atualmente.
A sigla DISC significa Dominância, Influência, Estabilidade (do inglês Stability) e Conformidade.
É importante frisar que todas as pessoas possuem as quatro famílias neurológicas da sigla DISC. Trata-se de identificar o perfil dominante de cada indivíduo.
O grande diferencial do DISC está nisso: não enquadrar o ser humano em um único padrão, como se este fosse um robô programado para ser de determinada forma estanque, mas descobrir qual o perfil predominante daquele sujeito, dando espaço para indefinidas variações comportamentais, dado o fato de que o ser humano não é uma ciência exata.
Conheça mais sobre o Recrutest na Plataforma RecruteiPerfeccionistas são pessoas sistemáticas e com pensamentos ordenados que exibem um apego aos procedimentos tanto em suas vidas pessoas quanto profissionais. São extremamente meticulosos e diligentes quando precisam lidar com tarefas que exigem um alto grau de atenção ao detalhe e precisão. Devido ao seu desejo por uma condição estável e tarefas previsíveis, o Perfeccionista está mais confortável em um ambiente de trabalho que fornece clareza e definição nas tarefas. Possuem uma preferência evidente no trabalho por detalhes sobre as expectativas, prazos e procedimentos de avaliação. Eles podem se perder no meio no meio dos detalhes envolvidos na tomada de decisões e, quando chegam em uma decisão, podem receber críticas pelo tempo que levaram para analisar as informações. O Perfeccionista está aberto a tomar riscos quando tem ao seu dispor dados e fatos para interpretar e utilizar para chegar a conclusões. Pessoas desse tipo tendem a avaliar a si mesmos e aos outros com base em seus padrões e procedimentos para atingir resultados concretos. Esse zelo excessivo pelos procedimentos e detalhes pequenos é valioso para muitas empresas e, no ambiente do trabalho, podem ter dificuldade em aceitar elogios sinceros devido ao seu tipo de personalidade, o que torna necessário estimular sua auto-confiança.