Desde que a Psicologia passou a integrar o ambiente organizacional como uma área de apoio ao Departamento Pessoal e ao RH, inúmeros estudos vêm sendo realizados no sentido de aprimorar a gestão de pessoas e, com isso, otimizar os resultados operacionais.
Dentre tantas teorias comportamentais, que na verdade é uma metodologia de avaliação e análise, o DISC, é o método mais aceito pelo mercado atualmente.
A sigla DISC significa Dominância, Influência, Estabilidade (do inglês Stability) e Conformidade.
É importante frisar que todas as pessoas possuem as quatro famílias neurológicas da sigla DISC. Trata-se de identificar o perfil dominante de cada indivíduo.
O grande diferencial do DISC está nisso: não enquadrar o ser humano em um único padrão, como se este fosse um robô programado para ser de determinada forma estanque, mas descobrir qual o perfil predominante daquele sujeito, dando espaço para indefinidas variações comportamentais, dado o fato de que o ser humano não é uma ciência exata.
Conheça mais sobre o Recrutest na Plataforma RecruteiOs Diplomáticos possuem duas grandes preocupações: as relações humanas que o cercam e as tarefas a serem realizadas no ambiente de trabalho. Empáticos e prestativos, os Diplomáticos são conhecidos por serem bons ouvidos e sempre estarem dispostos a oferecer um ombro amigo. Os Diplomáticos tem a capacidade de fazer as pessoas a sua volta se sentirem necessárias e desejadas. Além disso, pelo fato do Diplomático se importar com as relações humanas, as pessoas a sua volta dificilmente se sentem rejeitadas. Diplomáticos oferecem uma boa amizade e tendem a ajudar os outros. Possuem excelente potencial para organizar e completar tarefas de forma eficiente. Diplomáticos promovem naturalmente harmonia e trabalho em equipe, e fazem isso facilmente - enquanto para outros pode exigir um grande esforço. Por outro lado, os diplomáticos evitam conflitos e oposição. Sua postura solidária pode fazer com que terceiros tolerem determinada situação, ao invés de encorajar a equipe na solução dos problemas. Além disso, o Diplomático tende a adotar uma postura "low-profile" - ao invés de ter confrontamentos mais diretos com pessoas com traços de maior dominância. Isso pode ser percebido como "falta de coragem".