Análise comportamental DISC

Conheça os perfis do Recrutest

Desde que a Psicologia passou a integrar o ambiente organizacional como uma área de apoio ao Departamento Pessoal e ao RH, inúmeros estudos vêm sendo realizados no sentido de aprimorar a gestão de pessoas e, com isso, otimizar os resultados operacionais.

Dentre tantas teorias comportamentais, que na verdade é uma metodologia de avaliação e análise, o DISC, é o método mais aceito pelo mercado atualmente.

A sigla DISC significa Dominância, Influência, Estabilidade (do inglês Stability) e Conformidade.

É importante frisar que todas as pessoas possuem as quatro famílias neurológicas da sigla DISC. Trata-se de identificar o perfil dominante de cada indivíduo.

O grande diferencial do DISC está nisso: não enquadrar o ser humano em um único padrão, como se este fosse um robô programado para ser de determinada forma estanque, mas descobrir qual o perfil predominante daquele sujeito, dando espaço para indefinidas variações comportamentais, dado o fato de que o ser humano não é uma ciência exata.

Conheça mais sobre o Recrutest na Plataforma Recrutei

Veja abaixo todos os perfis resultantes da análise comportamental DISC

PERFIL

Realizador

Dessa forma, o Realizador precisa enxergar como as metas pessoais podem estar ligadas as metas da empresa. Os Realizadores gostam de ter a vida sob rédeas, e dessa forma acabam desenvolvendo um forte senso de responsabilidade. Os Realizadores demonstram grande interesse em seu trabalho, e tem contínua busca por realização pessoal. Possuem uma opinião positiva sobre o trabalho a ser realizado e tem dificuldade em delegar quando estão sob pressão. Nessas situações, o Realizador tende a assumir toda a carga de trabalho para garantir que as coisas sejam feitas da maneira certa. Quando delegam, têm a tendência de assumir novamente a tarefa caso a qualidade da entrega não esteja de acordo com suas expectativas. A premissa que os guia é: "Se der certo, eu quero o crédito. Mas se der errado, assumo a culpa". Um Realizador deve se relacionar mais para que seu comportamento centralizador seja quebrado. Além disso, um realizador pode precisar de ajuda para novas abordagens que o auxiliem a atingir suas metas. Os Realizadores tendem a trabalhar sempre visando a eficiência máxima, e querem reconhecimento por sua contribuição: em empresas privadas isso pode ser demonstrado por altos cargos e salários e em organizações sem fim lucrativo a recompensa pode ser vista como um cargo de liderança.

Não perca tempo.
Pronto para Iniciar?