Desde que a Psicologia passou a integrar o ambiente organizacional como uma área de apoio ao Departamento Pessoal e ao RH, inúmeros estudos vêm sendo realizados no sentido de aprimorar a gestão de pessoas e, com isso, otimizar os resultados operacionais.
Dentre tantas teorias comportamentais, que na verdade é uma metodologia de avaliação e análise, o DISC, é o método mais aceito pelo mercado atualmente.
A sigla DISC significa Dominância, Influência, Estabilidade (do inglês Stability) e Conformidade.
É importante frisar que todas as pessoas possuem as quatro famílias neurológicas da sigla DISC. Trata-se de identificar o perfil dominante de cada indivíduo.
O grande diferencial do DISC está nisso: não enquadrar o ser humano em um único padrão, como se este fosse um robô programado para ser de determinada forma estanque, mas descobrir qual o perfil predominante daquele sujeito, dando espaço para indefinidas variações comportamentais, dado o fato de que o ser humano não é uma ciência exata.
Conheça mais sobre o Recrutest na Plataforma RecruteiPessoas com o perfil Inspirador tentam conscientemente modificar os pensamentos e ações de outras pessoas. Esse perfil tem o objetivo de controlar o ambiente em que está. São bons em identificar e manipular uma motivação já existente, de forma que a outra pessoa se comporte para atingir determinado fim. Os Inspiradores tem clareza em seus objetivos, e muitas das vezes não verbalizam o mesmo imediatamente. Os Inspiradores só revelam sua real intenção após conquistar as pessoas a sua volta: oferecendo amizade àqueles que querem aceitação, autoridade àqueles que querem poder e segurança àqueles que querem estabilidade. As pessoas Inspiradoras são sedutoras em sua forma de agir. Quando querem ajuda, são persuasivas. Quem convive com pessoas do perfil Inspirador possui a conflitante sensação de ser próximo do Inspirador, e ao mesmo tempo distante. Outros podem se sentir usados. Pessoas do perfil Inspirador geralmente são bem vistas em seu ambiente de trabalho, visto que sempre tentam usar de sua retórica para persuadir e atingir os objetivos que a empresa possui.