Desde que a Psicologia passou a integrar o ambiente organizacional como uma área de apoio ao Departamento Pessoal e ao RH, inúmeros estudos vêm sendo realizados no sentido de aprimorar a gestão de pessoas e, com isso, otimizar os resultados operacionais.
Dentre tantas teorias comportamentais, que na verdade é uma metodologia de avaliação e análise, o DISC, é o método mais aceito pelo mercado atualmente.
A sigla DISC significa Dominância, Influência, Estabilidade (do inglês Stability) e Conformidade.
É importante frisar que todas as pessoas possuem as quatro famílias neurológicas da sigla DISC. Trata-se de identificar o perfil dominante de cada indivíduo.
O grande diferencial do DISC está nisso: não enquadrar o ser humano em um único padrão, como se este fosse um robô programado para ser de determinada forma estanque, mas descobrir qual o perfil predominante daquele sujeito, dando espaço para indefinidas variações comportamentais, dado o fato de que o ser humano não é uma ciência exata.
Conheça mais sobre o Recrutest na Plataforma RecruteiOs Orientados a Resultados exibem uma auto-confiança que muitas vezes pode ser confundida com arrogância. Estão sempre procurando novas oportunidades para testar e desenvolver suas habilidades e capacidade de entrega de resultados. Pessoas desse tipo gostam de tarefas difíceis, situações competitivas e projetos “únicos” com um cargo importante. Eles tomam muitas responsabilidades para inflar um senso de auto-importância e tendem a evitar fatores restritivos, isto é, que eles não tem controle, como detalhes que consomem muito tempo e trabalho rotineiro. Por serem enérgicos e diretos, podem ter dificuldades em lidar com as pessoas. Os Orientados a Resultados valorizam sua independência e, quando trabalham em grupos, costumam demonstrar impaciência e inquietude. Apesar dessa dificuldade de trabalhar em grupo, têm a habilidade de persuadir os outros a apoiar seus esforços ou projetos. Avaliam as pessoas com quem trabalham com base em sua habilidade de entregar resultados e, mesmo diante de desafios, permanecem determinados. Costumam avaliar mal aqueles que não pensam rápido como eles e tomam as rédeas de uma situação quando necessário, estando no comando ou não. Podem parecer apáticos e grosseiros em função de sua busca incessante por resultados.