Análise comportamental DISC

Conheça os perfis do Recrutest

Desde que a Psicologia passou a integrar o ambiente organizacional como uma área de apoio ao Departamento Pessoal e ao RH, inúmeros estudos vêm sendo realizados no sentido de aprimorar a gestão de pessoas e, com isso, otimizar os resultados operacionais.

Dentre tantas teorias comportamentais, que na verdade é uma metodologia de avaliação e análise, o DISC, é o método mais aceito pelo mercado atualmente.

A sigla DISC significa Dominância, Influência, Estabilidade (do inglês Stability) e Conformidade.

É importante frisar que todas as pessoas possuem as quatro famílias neurológicas da sigla DISC. Trata-se de identificar o perfil dominante de cada indivíduo.

O grande diferencial do DISC está nisso: não enquadrar o ser humano em um único padrão, como se este fosse um robô programado para ser de determinada forma estanque, mas descobrir qual o perfil predominante daquele sujeito, dando espaço para indefinidas variações comportamentais, dado o fato de que o ser humano não é uma ciência exata.

Conheça mais sobre o Recrutest na Plataforma Recrutei

Veja abaixo todos os perfis resultantes da análise comportamental DISC

PERFIL

Investigador

Objetivo e analítico, os Investigadores são desapegados. Geralmente não demostram muitas emoções, eles calmamente buscam de forma independente o cumprimento de uma meta. Investigadores possuem sucesso em muitas coisas, não por conta de sua versatilidade, mas pela sua determinação. Eles buscam por um propósito claro, por meio do qual poderão criar metas de longo prazo. Uma vez que inicia um novo projeto, os Investigadores lutam incansavelmente para atingir seus objetivos. Muitas vezes um investigador precisa de um auxílio para que todo seu esforço seja feito na direção correta. Como resultado disso, eles podem ser vistos como teimosos. Investigadores se dão bem com tarefas nas quais eles pode interpretar dados reais para posteriormente apresentar uma conclusão. Eles respondem as situações de forma mais lógica do que emocional. Quando estão atuando com vendas ou marketing, eles se dão melhor com produtos concretos do que abstratos. Os Investigadores não são preocupados em agradar outras pessoas e preferem trabalhar sozinhos. Muitas vezes são vistos como frios e distantes. Pelo fato de valorizar muito o racional, os Investigadores tendem a julgar as pessoas com base na habilidade delas de utilizar fatos e desenvolver linhas de pensamento. Para melhorar o desempenho de um Investigador, é necessário que o mesmo desenvolva um entendimento melhor de como lidar com pessoas.

Não perca tempo.
Pronto para Iniciar?