Desde que a Psicologia passou a integrar o ambiente organizacional como uma área de apoio ao Departamento Pessoal e ao RH, inúmeros estudos vêm sendo realizados no sentido de aprimorar a gestão de pessoas e, com isso, otimizar os resultados operacionais.
Dentre tantas teorias comportamentais, que na verdade é uma metodologia de avaliação e análise, o DISC, é o método mais aceito pelo mercado atualmente.
A sigla DISC significa Dominância, Influência, Estabilidade (do inglês Stability) e Conformidade.
É importante frisar que todas as pessoas possuem as quatro famílias neurológicas da sigla DISC. Trata-se de identificar o perfil dominante de cada indivíduo.
O grande diferencial do DISC está nisso: não enquadrar o ser humano em um único padrão, como se este fosse um robô programado para ser de determinada forma estanque, mas descobrir qual o perfil predominante daquele sujeito, dando espaço para indefinidas variações comportamentais, dado o fato de que o ser humano não é uma ciência exata.
Conheça mais sobre o Recrutest na Plataforma RecruteiPessoas que se enquadram no perfil Criativo apresentam forças contrárias em seu comportamento. Seu desejo por resultados tangíveis é contrabalanceado por sua constante busca por perfeição, e sua agressividade pela sua sensibilidade. Mesmo que o Criativo pense e reaja de forma rápida, eles são contidos pelo desejo de explorar todas as alternativas antes de tomar uma decisão. Os Criativos são visionários quando trabalhando em algum projeto, e desejam trazer mudanças com os resultados que for atingir. Uma vez que pessoas com o perfil Criativo tem desejo pela perfeição - apresentando inclusive boa capacidade de planejamento - o resultado de seus projetos são grandiosos. Em compensação, a metodologia adotada deixa de lado as relações interpessoais. Os Criativos querem liberdade para explorar e autoridade para implantar o que acharem conveniente. Tem facilidade em tomar decisões pequenas, mas dificuldade em tomar decisões com efeito de longo prazo. Criativos no geral não se preocupam com sua postura em público, podendo ser percebidos como pessoas frias, distantes e calculistas.