Análise comportamental DISC

Conheça os perfis do Recrutest

Desde que a Psicologia passou a integrar o ambiente organizacional como uma área de apoio ao Departamento Pessoal e ao RH, inúmeros estudos vêm sendo realizados no sentido de aprimorar a gestão de pessoas e, com isso, otimizar os resultados operacionais.

Dentre tantas teorias comportamentais, que na verdade é uma metodologia de avaliação e análise, o DISC, é o método mais aceito pelo mercado atualmente.

A sigla DISC significa Dominância, Influência, Estabilidade (do inglês Stability) e Conformidade.

É importante frisar que todas as pessoas possuem as quatro famílias neurológicas da sigla DISC. Trata-se de identificar o perfil dominante de cada indivíduo.

O grande diferencial do DISC está nisso: não enquadrar o ser humano em um único padrão, como se este fosse um robô programado para ser de determinada forma estanque, mas descobrir qual o perfil predominante daquele sujeito, dando espaço para indefinidas variações comportamentais, dado o fato de que o ser humano não é uma ciência exata.

Conheça mais sobre o Recrutest na Plataforma Recrutei

Veja abaixo todos os perfis resultantes da análise comportamental DISC

PERFIL

Profissional

Os Profissionais valorizam a maestria em áreas específicas. Motivados pelo desejo se serem “bons em alguma coisa”, eles monitoram cuidadosamente sua performance e curva de aprendizado quando estão estudando ou desenvolvendo um novo conhecimento ou habilidade. Apesar de objetivarem o status de “expert” em uma área, eles frequentemente dão a impressão de que sabem várias coisas sobre diferentes assuntos. Em suas interações sociais - principalmente na vida pessoal -, tendem a projetar uma imagem de relaxados, mediadores e descontraídos. No ambiente do trabalho, no entanto, tornam-se focados com o objetivo de atingir um alto padrão de excelência . Têm expectativas altas tanto em relação a si quanto aos outros e frequentemente se frustram quando elas não são atingidas. Um ponto de atenção que os Profissionais devem ter é o de dividir os créditos de tarefas com todos aqueles que tiveram participação significativa, além de praticar o desapego aos seus métodos próprios na execução de tarefas.

Não perca tempo.
Pronto para Iniciar?