Análise comportamental DISC

Conheça os perfis do Recrutest

Desde que a Psicologia passou a integrar o ambiente organizacional como uma área de apoio ao Departamento Pessoal e ao RH, inúmeros estudos vêm sendo realizados no sentido de aprimorar a gestão de pessoas e, com isso, otimizar os resultados operacionais.

Dentre tantas teorias comportamentais, que na verdade é uma metodologia de avaliação e análise, o DISC, é o método mais aceito pelo mercado atualmente.

A sigla DISC significa Dominância, Influência, Estabilidade (do inglês Stability) e Conformidade.

É importante frisar que todas as pessoas possuem as quatro famílias neurológicas da sigla DISC. Trata-se de identificar o perfil dominante de cada indivíduo.

O grande diferencial do DISC está nisso: não enquadrar o ser humano em um único padrão, como se este fosse um robô programado para ser de determinada forma estanque, mas descobrir qual o perfil predominante daquele sujeito, dando espaço para indefinidas variações comportamentais, dado o fato de que o ser humano não é uma ciência exata.

Conheça mais sobre o Recrutest na Plataforma Recrutei

Veja abaixo todos os perfis resultantes da análise comportamental DISC

PERFIL

Especialista

Os Especialistas são pessoas geralmente consideradas agradáveis de se viver ou trabalhar. O jeito modesto e controlado deles permite que convivam sem grandes problemas com pessoas de inúmeros outros estilos comportamentais. Eles costumam se relacionar com grupos pequenos de colegas de trabalho e canalizam seus esforços para a manutenção do status quo. São mais eficientes quando estão em áreas que requerem um alto grau de especialização e atingem uma performance notavelmente consistente nas tarefas que desempenham. O reconhecimento de terceiros - principalmente de seus superiores - os ajuda a manter seu nível de consistência na entrega de tarefas. Eles são lentos quando se trata de adaptar à mudança e, quando ela acontece, necessitam de alinhamento prévio para mudar seus modus operandi e continuar entregando suas atividades com consistência. Eles podem precisar de ajuda para começar novos projetos ou ou criar atalhos para atingir prazos. Revisam constantemente projetos finalizados, o que representa um ponto de atenção: os Especialistas devem praticar o desapego e considerar descartar de suas gavetas os projetos antigos que não cumprem mais seu propósito.

Não perca tempo.
Pronto para Iniciar?