Desde que a Psicologia passou a integrar o ambiente organizacional como uma área de apoio ao Departamento Pessoal e ao RH, inúmeros estudos vêm sendo realizados no sentido de aprimorar a gestão de pessoas e, com isso, otimizar os resultados operacionais.
Dentre tantas teorias comportamentais, que na verdade é uma metodologia de avaliação e análise, o DISC, é o método mais aceito pelo mercado atualmente.
A sigla DISC significa Dominância, Influência, Estabilidade (do inglês Stability) e Conformidade.
É importante frisar que todas as pessoas possuem as quatro famílias neurológicas da sigla DISC. Trata-se de identificar o perfil dominante de cada indivíduo.
O grande diferencial do DISC está nisso: não enquadrar o ser humano em um único padrão, como se este fosse um robô programado para ser de determinada forma estanque, mas descobrir qual o perfil predominante daquele sujeito, dando espaço para indefinidas variações comportamentais, dado o fato de que o ser humano não é uma ciência exata.
Conheça mais sobre o Recrutest na Plataforma RecruteiOs Influenciadores preferem trabalhar em grupo e se empenham em transparecer uma imagem amigável enquanto estão em busca de atingir seus objetivos. São descontraídos e interessados nas outras pessoas, além de apresentar facilidade em ganhar o respeito e confiança dos outros. Conseguem impressionar e atrair as pessoas com suas ideias, o que reflete diretamente na sua capacidade de criar e manter amizades ou clientes. O ambiente que mais favorece as pessoas desse tipo é aquele que valoriza o trabalho em grupo e oferece atividades desafiadoras e que exigem mobilidade. Estão sempre em busca de projetos ou atividades que sustentem uma imagem positiva deles e, como resultado dessa fixação, podem exibir otimismo excessivo sobre o potencial ou resultados de um projeto. Tendem a superestimar sua habilidade de influenciar o comportamento alheio e, apesar de desejarem a liberdade da rotina e regulamentação, precisam fazer e receber análises de dados consistentemente para ir além do simples apego à auto-imagem. Precisam também ser lembrados constantemente da importância dos pequenos detalhes, balanceando seu entusiasmo com avaliações realistas e pautadas em dados.